quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Orçamento ou "engana parvos"?


Ontem mesmo assistimos à apresentação do orçamento de estado 2010.
Andei uns dias a ouvir comentadores na televisão e rádios e a ler opiniões em jornais e revistas sobre o assunto. Mas agora comecei a tentar pensar pela minha cabeça e fiquei chateado, sim chatado mesmo!
Todos diziam e dizem que os funcionários públicos são a causa maior do déficit. Fui indagar e, no site do ministério das finanças, verifiquei que as despesas com os funcionários públicos no orçamento de 2009 foi de 11% do PIB. Se pensarmos que nestes 11% estão ordenados elevadíssimos de altos cargos (exemplo, 230 inúteis deputados que têm disciplina de voto e não servem para nada, mais os membro do governo e os tachos políticos em direcções e institutos que há por este País fora...), ficando só com aqueles que sendo funcionários públicos trabalham a troco de miseros patacos, arriscaria que não representam mais de 9% do PIB. Uma pessoa com um par de neurónios entenderá que não são o 9 ou 10% do PIB que provocam o nosso deficit. Essa é uma treta que funciona neste sistema de ditadura da consciência!!!
Um simples funcionário público ou trabalhador por conta de outrém que tenha um ordenado perto de 800/900 euros mensais é considerado rico. Com efeito, paga impostos pelo máximo, paga a escola dos filhos (no ensino superior público, paga propinas em cerca de 100 euros/mês por cada filho e, numa creche ou infantário, ainda paga mais), depois há pessoas que, tendo muito património e declarando o ordenado mínimo, não pagam nada e os seus filhos por vezes ainda recebem bolsas e subsídios.
Agora estes iluminados todos consideram que há que congelar os ordenados dos funcionários públicos e, consequentemente, todos os ordenados. O que vai acontecer é que alguns vão ficar com a parte de leão através de concessões e outros esquemas e o grande povão vai ter menos dinheiro no bolso e continuar a trabalhar para esta gente toda.
O desemprego é outro esquema de interesses. Todos sabemos que ele aparece devido à deslocalização da industria para os países BRIC, por isso a economia Chinesa cresce 10% ao ano e a europeia estagna. Não importa estarem a escravizar pessoas nessas paragens já que são os magnatas ocidentais a lucrar. Por cá, vemos que os desempregados mais os benificiários do rendimento mínimo já são mais que os funcionário públicos, mas não interessa modificar muito a sua condição porque eles assim estão "calminhos"e até vão dando uns votos a troco de uns miseros trocados e, assim, este "artistas" vão encontrando "bodes expiatórios". Entretanto temos uma legião de pinguins (cheios de frio e fome mas ainda batem palmas).
Tinhamos aqui "pano para mangas" sobre este tema. Como o texto começa a ficar longo e, depois, ninguém lhe liga, ficamos por aqui..... na esperança que haja comentários a desenvolver estas ideias parvas.

1 comentário:

Mike disse...

Sem dúvida! Engana parvos...